5º Seminário Cine e História do LEPHA (Laboratório de Estudos e Pesquisas em Histórias das Américas)

Postado por: Ailson Davalos

Nos dias 24 e 25 de novembro, teve lugar o 5º Seminário Cine e História do LEPHA (Laboratório de Estudos e Pesquisas em Histórias das Américas) com o tema “A Questão Palestino-Israelense nas telas do cinema: história, memória e suas disputas narrativas.” Este evento, já na sua quinta edição, tem como objetivo aproximar professores e alunos da relação dialógica entre Cinema e História.

Desde as Ciências Humanas e, em especial, pela História, podemos analisar o Cinema como duplo objeto de estudo: por um lado, o Cinema como fonte, vestígio material-cultural da ação humana em determinado contexto histórico; pelo outro, o Cinema como portador de discursos e representações sobre tempos pretéritos, presentes ou até futuros.

Nesta edição, o recorte foi dado pelo longo conflito entre palestinos e israelenses. As palestrantes convidadas, Profa. Dra. Ashjan Sadique Adi e Sondos Nassim Dhaher analisaram os filmes Por trás dos fronts (França, 2017) e Farha (Jordânia/Suécia, 2021), respectivamente. Nas suas falas, as palestrantes pontuaram a resiliência e resistência do povo palestino frente a um processo iniciado em 1948, com a criação do Estado de Israel. Esse processo, ainda inacabado, é a Nakba (catástrofe) que resulta em décadas de perseguição e expulsão, em limpeza étnica, na colonização irregular, na segregação étnico-racial e, finalmente, no genocídio dos povos originários da Palestina, que ainda ocorre sob o olhar complacente das potências ocidentais e da própria ONU.

O evento foi coordenado pelo Prof. Dr. Jorge Christian Fernández (FACH-UFMS) e a noite de abertura contou com a presença do diretor da FACH, Prof. Dr. Cleverson Rodrigues, e do Prof. Dr. Carlos Prado, também da FACH e docentes do Curso de História da UFMS. O público assistente era composto, em sua maioria, por alunos da UFMS, mas também contou com a participação de membros da comunidade palestina e outros membros da sociedade.