Docente da FACH resenha livro-relatório de diagnóstico das Humanidades no Brasil
Postado por: Aline Maziero
O professor Weiny César Freitas, do curso de Filosofia e do Mestrado em Psicologia da FACH resenhou, em colaboração, com um acadêmico e um egresso do curso de Filosofia da UFMS o livro-relatório “Diagnóstico das Ciências Humanas, Sociais Aplicadas, Linguística, Letras e Artes (CHSSALLA) no Brasil. A resenha foi publicada na revista Tempo Social, de Sociologia, da Universidade da São Paulo (USP).
O livro, que é uma espécie de relatório de pesquisa, foi editado em 2020 pelo CGEE (Centro de Gestão e Estudos Estratégicos), uma organização social supervisionada pelo MCTI (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações), e reúne os resultados do projeto de pesquisa Diagnóstico da situação das CHSSALLA no Brasil, levado adiante por meio da parceria entre o CGEE e o MCTI, sob a coordenação da economista e pesquisadora de políticas públicas Mayra Juruá. A edição está em versão digital, de livre acesso, e em versão impressa, para uso institucional
Realizado a partir de amplo diálogo com as várias sociedades de pesquisa, associações de áreas, fóruns de representação e instituições acadêmicas brasileiras (a lista de agradecimentos registra mais de sessenta menções!), o conteúdo do livro, dividido em duas grandes partes – “Panorama das CHSSALLA 2006-2016”, os seis primeiros capítulos, e “ CHSSALLA para o desenvolvimento científico nacional”, os dois últimos capítulos –, imerge o leitor no universo brasileiro das Ciências Humanas Planilhas, tabelas, gráficos, organogramas e mapas sobre os mais variados aspectos (institucionais, regionais, nacionais) da formação, do desenvolvimento e da prática de pesquisa e ensino das humanidades no Brasil.
Sobre a resenha do livro, o Prof Weiny Freitas afirmou: “Tenho me ocupado com o tema da epistemologia das ciências humanas nos últimos anos e a resenha do relatório reflete parte dessa ocupação”. Depois de ler e resenhar o texto, garante que “há muita lição de casa por fazer e muito a conhecer a respeito da situação dessas ciências no Brasil. Nós, Instituições, pesquisadores, estudantes e interessados em geral na área de humanidades, precisamos com urgência de uma articulação bem informada socialmente, politicamente sólida e epistemologicamente consistente em prol da promoção e defesa das ciências humanas”.
Para acesso completo à resenha do professor Weiny, clique AQUI
Compartilhe: