Novas diretivas da Comissão de Biossegurança da FACH
Considerando a PORTARIA No 1.235-RTR/UFMS, DE 19 DE FEVEREIRO DE 2021 que consolida e aprimora os atos normativos editados no âmbito da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), em relação às medidas de proteção à Comunidade Universitária, quanto ao enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente da Covid-19. A Comissão de Biossegurança da FACH informa:
Em relação ao Art. 29 – “As atividades administrativas e os serviços nas Unidades da UFMS deverão ser exercidos prioritariamente de forma presencial a fim de preservar e garantir o pleno funcionamento da Universidade” – as atividades presenciais dos técnicos administrativos e coordenadores de curso serão retomadas assim que o prédio da FACH onde se situam as coordenações, salas administrativas e de professores estejam prontas para o uso, isto é, estejam com a instalação elétrica e de internet finalizadas.
Quanto aos artigos:
Art. 12. – “Fica autorizado o Ensino Híbrido para os Cursos de Graduação e de Pós-graduação da UFMS até o término do Primeiro Período Letivo de 2021 (2021/1), de acordo com o Calendário Acadêmico da UFMS”.
Art. 14. Todas as atividades práticas presenciais deverão ser realizadas de acordo com as diretrizes do PLBio/Unidade/UFMS.
§1o Fica autorizado o modelo de ensino híbrido para as atividades práticas e estágios, a critério de cada Dirigente de Unidade em conjunto com os Coordenadores de Curso, observadas as necessidades de cada área e o PLBio/Unidade/UFMS.
Todas as atividades de ensino serão realizadas integralmente de forma remota, visto que não consta nos projetos pedagógicos dos cursos da FACH, disciplinas com carga horária prática.
Os estágios realizados em escolas, seja dos cursos de licenciatura ou do curso de Psicologia, serão realizados de maneira remota, considerando que o Município e o Estado ainda não estabeleceram claramente os procedimentos de segurança sanitária no retorno às aulas presenciais nem os critérios para entrada de estagiários nas escolas.
Com relação aos estágios da psicologia, considerando que o Conselho Federal de Psicologia permitiu que as atividades relacionadas à profissão sejam realizadas de maneira remota; que no ano de 2020 foram realizadas as adaptações para a realização dos estágios em todos os campos concedentes (escolas, empresas, hospitais, clínicas e outras instituições pública e/ou privada); considerando que Campo Grande se encontra oscilando entre bandeira amarela e vermelha, e que boa parte dos alunos utiliza transporte coletivo para deslocamento ao local de estágio, a comissão decidiu pela manutenção de todos os estágios de maneira remota.
Atenciosamente
Aline Henriques Reis
Presidente da Comissão de Biossegurança da FACH