Projetos de Pesquisa
Linhas de Pesquisa
Fenômeno do impostor e garra em crianças: Correlatos psicossociais e da personalidade
Coordenadora: Profa. Dra. Ana Karla Silva Soares
Descrição: Considerando os acontecimentos inerente a pandemia dos últimos anos, que impactaram profundamente a dinâmica da população mundial, um grupo fortemente afetado por estas alterações foi o de infantes. Pesquisas destacaram os efeitos da pandemia no processo de desenvolvimento interpessoal e psicológico das crianças com alterações especialmente nas esferas de saúde mental e aprendizagem. Contudo, visto que estas dimensões estão relacionadas a outros aspectos psicológicos, estima-se que sejaadequado avaliar dimensões que, mesmo antes do contexto pandêmico, já chamavam atenção para necessidade de avaliação neste público, e podem ter sofrido alterações em detrimento da situação de emergência global, com destaque para o fenômeno do impostor, garra, aspectos psicossociais (e.g., valores humanos, estilos parentais e autoestima) e traços de personalidade. Nesta direção, o presente projeto tem como objetivo geral avaliar em que medida e direção o fenômeno do impostor, garra, aspectos psicossociais (autoestima, estilos parentais, valores) e os traços de personalidade se relacionam em amostra de crianças. Especificamente, objetiva-se: (1) avaliar os parâmetros psicométricos das medidas a serem empregadas nesta pesquisa; (2), avaliar a relação entre as variáveis (fenômeno do impostor, garra, aspectos psicossociais, personalidade) no estudo; (3) comparar as variáveis do estudo (fenômeno do impostor, garra, aspectos psicossociais, personalidade) no que diz respeito a diferenças demográficas (e.g., sexo, idade, escolaridade) e (4) elaborar um modelo explicativo da relação entre o fenômeno do impostor e a garra, a partir das variáveis psicossociais e traços de personalidade
Grupo de pesquisa: Núcleo de Pesquisa em Psicometria e Psicologia Social
(NPPS)
Site: https://www.akssoares.com.br/
Reuniões: Fechadas para integrantes.
Grupo de Pesquisa: Laboratório de Psicometria, Avaliação Psicológica e Educacional (LabPAPE)
Coordenador(a): Prof. Dr. Alexandre José de Souza Peres
(alexandre.peres@ufms.br)
LabPAPE tem como objetivos a criação de espaços para o estudo e debate acerca de fundamentos epistemológicos e teóricas da medida em psicologia e educação, bem como dos aspectos metodológicos e analíticos relativos aos processos de construção, validação e adaptação de instrumentos de medidas aplicados a diversos campos, como a psicologia social e da personalidade, a avaliação educacional e a avaliação de programas e políticas sociais. Além disso, objetiva-se atuar na formação de pesquisadores e técnicos nas áreas de psicometria e avaliação psicológica e educacional. O LabPAPE insere-se no campo do conhecimento e adota orientações teóricas da psicometria, da ciência de dados, a psicologia social e da personalidade e da educação e utiliza abordagens metodológicas quantitativas e qualitativas. Para mais informações: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4264814283134833
Projeto de Pesquisa: Evidências de validade do Questionário do Estudante do ENADE
Coordenador(a): Prof. Dr. Alexandre José de Souza Peres
(alexandre.peres@ufms.br)
Este projeto de pesquisa tem como objetivo geral inspecionar as evidências de validade baseadas na estrutura interna e a fidedignidade dos escores do
Questionário do Estudante do Enade, considerando sua relevância e alto impacto social e a escassez de estudos que tenham se dedicado a avaliar sua
qualidade psicométrica. O Questionário do Estudante é uma das principais fontes de dados do indicador de Conceito Preliminar de Curso (CPC), um dos pilares do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Três dos componentes do CPC são oriundos desse instrumento: organização didático-pedagógica, instalações físicas e oportunidades de ampliação da formação acadêmica e profissional. Apesar de sua importância prática e impacto nas Instituições de Ensino Superior, docentes e estudantes, uma revisão de literatura revela que há poucos senão nenhum estudo publicado em periódico nacional que tenha se dedicado a avaliar a qualidade psicométrica desse instrumento. Assim, este projeto de pesquisa visa contribuir com o controle social do Sinaes por meio da reunião evidências acerca da validade e fidedignidade do Questionário, tanto para contribuir para o aprimoramento do instrumento especificamente, como do sistema de avaliação no geral, como também como forma de evitar que os usos dos resultados dos dados oriundos desse instrumento não possuam consequências sociais negativas e não-intencionais decorrentes de eventuais fragilidades psicométricas. Para tanto, serão realizados estudos psicométricos sobre a estrutura fatorial do instrumento e a consistência interna das variáveis latentes subjacentes às respostas aos itens, bem como calculados indicadores educacionais utilizando a Teoria de Resposta ao Item. Esses resultados serão comparados com os atuais indicadores utilizados no âmbito do Sinaes quanto à sua qualidade psicométrica. Os dados a serem utilizados são os microdados do Enade, disponibilizados aberta e publicamente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia responsável pelo Enade. As análises serão realizadas por meio do software livre e gratuito R.
O léxico brasileiro da personalidade: estudos com a língua portuguesa brasileira e outras línguas nacionais
Coordenador(a): Prof. Dr. Alexandre José de Souza Peres
(alexandre.peres@ufms.br)
Este projeto de pesquisa é composto por quatro estudos relacionados à abordagem léxica na pesquisa em psicologia da personalidade, com foco na
cultura brasileira e no estudo da linguagem natural. O projeto foi estruturado para ser realizado em 24 meses, com etapas em paralelo. Os objetivos gerais são investigar o léxico brasileiro da personalidade e explorar alternativas metodológicas de coleta e análise de dados, fazendo uso de técnicas da
psicometria e da ciência de dados. Em uma perspectiva emic, três estudos privilegiarão descritores de traços e dados obtidos em fontes da linguagem
natural da língua portuguesa e de outras línguas faladas no Brasil, como as indígenas e a linguagem dos remanescentes de quilombos. O objetivo
específico desses estudos é o desenvolvimento de modelos fatoriais da personalidade autóctones. Em uma perspectiva integradora emicetic, o quarto
estudo visará a integração dos modelos autóctones com modelos teóricos estrangeiros proeminentes, como o Big Five. Especificamente, objetiva-se
analisar evidências de validade dos instrumentos, incluindo evidências confirmatórias acerca das estruturas fatoriais encontradas, bem como
evidências de validade convergente entre os modelos fatoriais. Espera-se realizar contribuições ao estudo do léxico brasileiro da personalidade, por meio do desenvolvimento de modelos teóricos autóctones, bem como contribuir para o avanço metodológico da pesquisa em psicologia da personalidade.