Professores do Curso de Filosofia
Amir Abdala
Doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2015). Mestre em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000). Graduado em Filosofia pelo Claretiano Centro Universitário e em História pelo Centro Universitário Barão de Mauá. Atualmente é professor na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul). Foi professor no Ifsuldeminas (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – Sul de Minas Gerais), no Uniseb Centro Universitário e no Centro Universitário Moura Lacerda. Atua na área de Filosofia, lidando especialmente com temas de filosofia contemporânea, filosofia da história, história da filosofia, ética e estética. Foi assessor pedagógico no Sistema Ético de Ensino – Editora Saraiva -, mesma instituição para a qual produziu livros didáticos de filosofia e de sociologia Atuou como professor no ensino médio e no ensino fundamental, ministrando as disciplinas de filosofia, sociologia e história. Produziu materiais didáticos de filosofia para a Editora Pearson e para a SM Edições.
Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0211150323170257
Andre Koutchin de Almeida
Doutor em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Atualmente é Professor Adjunto na Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (FACH/UFMS), no Curso de Licenciatura em Filosofia. Tem experiência nas áreas de Economia e Filosofia, com ênfase em Economia e Filosofia Políticas e em História da Filosofia Antiga, atuando principalmente com o tema da dialética nos seguintes autores: Platão, Hegel, Marx e os marxistas russos. Membro do Grupo de Trabalho “Marx e a tradição dialética”, da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (ANPOF), colaborador do Centro de Estudos e Documentação do Pensamento Antigo Clássico, Helenístico e Sua Posteridade Histórica, da Universidade Estadual de Campinas (CPA – Unicamp) e pesquisador do Grupo de Pesquisa “Marx, Platão e a dialética”, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5295784140728130
Cristina de Souza Agostini
Bacharel (2005), licenciada (2009), mestra (2008) e doutora (2013) em Filosofia pela Universidade de São Paulo com bolsa doutoral de estudo de estágio sanduíche- Capes, na EHESS-Paris (2010-2011), sob a supervisão do professor Claude Calame. Possui pós-doutorado em Letras Clássicas- Grego pela Universidade de São Paulo e é especialista em Educação Inclusiva com ênfase em Libras pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2021). Atualmente, é professora adjunta de Filosofia Antiga da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Líder do Grupo de pesquisa: Diálogo: essência filosófica para o ensino de Filosofia Antiga e coordenadora adjunta do Grupo de Pesquisa Atrivm- UFMS – Espaço Interdisciplinar de Estudos da Antiguidade.
Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0419961256610891
Erickson Cristiano dos Santos
Possui graduação em Física pela Universidade Federal de São Carlos (1996), graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2009), mestrado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (2004) e doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (2011). Professor adjunto de filosofia da UNESPAR/FAFIUV (2012-2013) e, a partir de fevereiro de 2014, da UFMS/CCHS – Campo Grande.
Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4851329346474875
Fabricio Santiago Almeida
Graduado em Filosofia pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Mestre em Filosofia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Doutor em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Tem experiência na área de Filosofia Contemporânea, com ênfase em Estética e Filosofia da Arte, atuando principalmente nos seguintes temas: estética fisiopsicológica, vontade de potência, crítica à modernidade, a questão do corpo na filosofia, a questão da técnica, nos autores Nietzsche e Heidegger.
Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7853525525001866
Maíra de Souza Borba
Possui graduação em Filosofia – Licenciatura (2008) pela Universidade Federal de Minas Gerais, com intercâmbio na Université Paris I – Panthéon Sorbonne (1º semestre 2008) e Mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2011). Doutorado em filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais e pela Université Paris I – Panthéon Sorbonne (2015). Professora Adjunta do curso de Filosofia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Coordenadora do Grupo de Pesquisa “Ceticismo Moderno” da UFMS. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em História da Filosofia Moderna e Epistemologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Ceticismo, Descartes, Metafísica e Dualismo.
Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8577409944196184
Marta Rios Alves Nunes da Costa
Possui doutorado em Ciência Política – New School for Social Research (2006) com uma tese intitulada ‘Redefining Individuality – Reflections on Kant, Adorno and Foucault’. A sua tese foi publicada em 2011 pela Húmus Editora (Portugal). As suas áreas de especialização são Ética, História da Filosofia Política, Teoria Política e Teorias da democracia. É professora adjunta da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, onde ministra aulas de graduação do curso de Filosofia da Faculdade de Ciências Humanas, e aulas de pós-graduação no âmbito do Mestrado Profissional em Filosofia. É Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação de Filosofia da Unioeste. É professora permanente do Programa de Pós-Graduação de Ensino de Ciências na UFMS. É líder do grupo de pesquisa “Grupo de Estudos Democráticos” (CNPQ). Foi presidente da Comissão de Ética. Atualmente desenvolve um projeto de pesquisa intitulado “Direito à rebelião? Reflexões críticas a partir do legado da história da filosofia política”, tendo organizado a publicação do I volume com o mesmo título (LiberArs, 2021), com apoio do Cnpq. Publicou recentemente o livro intitulado Despotismos Democráticos (LiberArs, 2021)
Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0061251667497011
Ricardo Pereira de Melo
Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2003) e mestrado em Filosofia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2008), doutorado em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (2015) e pós-doutorado em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (2019). Atualmente é professor Adjunto IV da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul e professor permanente do programa de mestrado profissional em Filosofia (PROF-Filo). Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia Política.
Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6736867060595910
Ronaldo Amaral
Possui doutorado direto em História Social – Idade Média e Cristianismo – pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2006) e pós-doutorado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo em 2017, na área de filosofia tardo-antiga. Professor de História da Filosofia Antiga e Medieval do curso de Filosofia e da pós-graduação em Filosofia da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul . Tem experiência em pesquisas no período denominado Antiguidade Tardia, atuando principalmente nos seguintes temas: neoplatonismo, patrística, imaginário, cristianismo
Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3765150135923154
Ronaldo José Moraca
Possui graduação em Filosofia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho -UNESP, mestrado em Filosofia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho -UNESP. Professor do Curso de Filosofia da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade de Mato Grosso do Sul, atuando na área de História da Filosofia Moderna, Filosofia da Ciência, Filosofia da Mente e Filosofia da Linguagem.
Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4306413034584634
Vinicius Carvalho da Silva
Doutor e mestre em Filosofia da Ciência e Teoria do Conhecimento pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Pós-doc pelo IMS-UERJ. Estudou História da Ciência no COC-Fiocruz. É professor de Filosofia na FACH da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (FACH-UFMS) onde coordena o “Physikós – Estudos em História e Filosofia da Física e da Cosmologia”. É membro do Grupo de Pesquisa “Estudos Sociais e Conceituais de Ciência, Tecnologia e Sociedade”, do “TeHCo – Grupo de Teoria e História dos Conhecimentos” do Instituto de Física da USP e do “LLC – Grupo de Pesquisa Lógica, Linguagem e Ciência” da UFT. É professor convidado na disciplina de Filosofia da Ciência na pós-graduação (mestrado e doutorado) em Biofísica do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IBCCF-UFRJ) e professor e membro da organização da disciplina de Filosofia da Física do Instituto de Física da UERJ. É o representante da participação da UFMS no Museum Alliance da NASA e membro da organização do International Masterclass Hands on Particle Physics no Departamento de Física Nuclear e Altas Energias do Instituto de Física da UERJ. É colaborador em projetos de pesquisa e extensão na Universidade Estadual do Tocantins (Unitins). Suas principais linhas de pesquisa são Filosofia da Ciência, Filosofia da Física, História da Ciência e Epistemologia, tendo como tópicos de investigação a filosofia dos físicos, os presupostos metafísicos das teorias físicas, a presença de valores na produção do conhecimento científico, a epistemologia e a história da física moderna e a questão do valor da ciência.
Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5454906122210216
Weiny César Freitas Pinto
Professor do curso de Filosofia e do Programa de Pós-graduação em Psicologia da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul). Possui graduação, especialização, mestrado e doutorado em Filosofia. Atua nas áreas de História da Filosofia moderna e contemporânea, especialmente tradição francesa, com ênfase nos estudos de filosofia da subjetividade, filosofia da psicanálise, epistemologia das ciências humanas. No momento desenvolve pesquisa em duas frentes de investigação: 1) História da Filosofia da Psicanálise: sobre a recepção filosófica da psicanálise pelas tradições francesa, alemã, anglo-saxã e brasileira; 2) Estudos de Filosofia Ricoeuriana, análise da obra filosófica de Paul Ricoeur (1913-2005). Coordena o Grupo de Pesquisa Subjetividade, Filosofia e Psicanálise (UFMS), é membro do GT Filosofia e Psicanálise da ANPOF (Associação Nacional de Pós-graduação em Filosofia) e do Grupo brasileiro de estudos da obra ricoeuriana. É pesquisador do Grupo de Pesquisa em Filosofia e Psicanálise da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), do Grupo de pesquisa Filosofia da Psicanálise da PUCPR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) e do Centro de Estudos de História e Filosofia das Ciências Humanas da UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora). Em 2014/2015 realizou estágio de doutorado em Paris-França, na EHESS – École des Hautes Études en Siences Sociales, e foi pesquisador associado ao Fonds Ricoeur, centro internacional de pesquisa da filosofia de Paul Ricoeur.
Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1411304686102041